Brasil InfoMine
Início Notícias Mineradoras Fornecedores Bolsa de Empregos   Equipamentos EduMine
    Propriedades   Custos para Mineração Sobre Fale conosco Anuncie
Assine   Brazilian mining information in English »
 

Ag�ncia Estado

 

Com demanda em alta na China, algumas mineradoras elevam produção

São Paulo - 15 de Junho de 2009

Agência Estado

Ao menos mais dois produtores de minério de ferro anunciaram aumento na produção este mês, destacando como os sinais de forte demanda chinesa pela matéria-prima estão se espalhando pelo setor e impulsionando os preços à vista do metal, como informa o Wall Street Journal.

A russa Severstal e a sueca LKAB disseram recentemente que elevariam a produção de minério de ferro. Outra mineradora, a brasileira MMX Mineração e Metálicos, disse em maio que retomaria as operações de sua mina em Corumbá, fechada desde dezembro de 2008. Essa é uma grande reversão da situação vista no ano passado, quando as companhias do Ocidente reduziram a produção de minério - um ingrediente fundamental para fabricação de aço - enquanto a economia global se desacelerava, a demanda entrava em colapso e os preços à vista do minério despencavam. Mas a China recomeçou a formar estoques de minério de ferro, em parte por meio de importações.

A Severstal disse que está operando seus ativos na Rússia a 80% da capacidade, acima dos 30% de janeiro. A LKAB disse que vai diminuir para cinco semanas o período de fechamento planejado para meados deste ano, em vez das oito semanas programadas, para atender às novas encomendas, principalmente da Ásia. A BHP Billiton, um dos maiores fornecedores de minério para a China, não reduziu a produção na Austrália quando a demanda caiu no ano passado, mas a Rio Tinto desacelerou suas operações naquele país. Este ano, a Rio Tinto está operando com quase toda a sua capacidade na região australiana de Pilbara.

A China, maior produtor de aço do mundo e maior consumidor de minério de ferro, importou 53,46 milhões de toneladas de minério em maio, uma queda de 6,2% em relação aos 57 milhões de toneladas em abril, mas um aumento de 37% em comparação com os 38,91 milhões de toneladas em maio de 2008. Na sexta-feira, os preços do minério de ferro ficaram em US$ 75 por tonelada, incluindo custos, frete e seguro, de acordo com dados da Metal Bulletin, em boa parte movidos pela demanda chinesa. Esse valor ficou abaixo dos US$ 76,50 registrados uma semana antes, mas 20% acima do preço de oito semanas atrás.

Início | Notícias | Mineradoras | Fornecedores | Bolsa de Empregos | Equipamentos | EduMine
Sobre | Fale conosco | Anuncie | Assine