Brasil InfoMine
Início Notícias Mineradoras Fornecedores Bolsa de Empregos   Equipamentos EduMine
    Propriedades   Custos para Mineração Sobre Fale conosco Anuncie
Assine   Brazilian mining information in English »
 

Outras Fontes

 

Vale planta e distribui 14.500 mudas na Semana do Meio Ambiente

São Paulo, 08 de Junho 2009

Fonte: www.vale.com/saladeimprensa

Durante a Semana do Meio Ambiente, a Vale plantou e distribuiu 14.500 mudas nos estados onde está presente. Foram 4.500 mudas no Pará; 3 mil no Maranhão; 2 mil mudas no Espírito Santo; e 5 mil mudas em Minas Gerais. A ação está incorporada à campanha da empresa lançada recentemente, que tem como slogan “Vale: uma empresa cada vez mais verde. E amarela”.

A Vale anunciou, na última sexta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi a primeira mineradora do mundo a zerar o seu footprint . Ou seja, hoje a área recuperada ou plantada pela empresa é igual ou superior àquela utilizada para suas atividades de mineração. No Brasil, a Vale recupera ou planta 1,4 hectare para cada um impactado e, até o fim de 2009, esta proporção será de um para um em todas as operações da Vale no mundo.

Atualmente, a Vale ajuda a manter de pé cerca de 3 bilhões de árvores, ou seja, uma árvore para cada dois habitantes do planeta. Nos últimos dois anos, a empresa plantou mais de 15,5 milhões de árvores. Só em 2009, serão mais cinco milhões de novas mudas plantadas e outras seis milhões de árvores crescerão naturalmente em áreas que a Vale protege para recuperação.

Em 2009, a Vale vai investir US$ 900 milhões em projetos socioambientais - um dos maiores investimentos do mundo. Na área ambiental, parte desses recursos será aplicada não só na recuperação de áreas mineradas, mas em projetos de plantio e doação de mudas que não estão diretamente vinculados às áreas impactadas pelas atividades da empresa.

Ações da Vale nos estados

Espírito Santo

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a Vale e a Prefeitura de Vitória promoveram um Passeio Ciclístico Verde e Amarelo. No local de chegada os participantes receberam mudas de espécies da Mata Atlântica, cultivadas no viveiro da Reserva Natural Vale, que fica em Linhares. Também no domingo, foi aberto o calendário 2009 do Projeto Educação em Campo e contou com a participação do Coral Infantil do Vale Música da unidade Novo Horizonte. Durante o evento foram realizados o torneio de futebol infantil Copa Social, a Gincana Ecológica, e uma breve visita às instalações da mineradora pelo projeto "Conhecendo a Vale".

No Parque Botânico a população pôde visitar a exposição de arte “O Lixo que se transforma em Luxo”. Na mostra, em exibição até 30/06, pneus, papel e garrafas pet, entre outros materiais reutilizáveis, dão forma a luminárias, cadeiras, poltronas, esculturas e a uma série de objetos decorativos e adornos.

Maranhão

Na Semana do Meio Ambiente a Vale comemorou um ano de atividades do Parque Botânico de São Luís. As ações contaram com cursos de Jardinagem Sustentável e mini-cursos na área de meio ambiente. Além disso, a programação incluiu um desfile de moda ecológica, exposição, atividades recreativas e distribuição de mudas de espécies da região aos visitantes.

Pará

A Vale, em parceria com o poder público, desenvolveu ações de educação ambiental nas comunidades, em seis municípios. Na programação constaram reforma do viveiro de A Vale, em parceria com o poder público, desenvolveu ações de educação ambiental nas comunidades, em seis municípios. Na programação constaram reforma do viveiro de mudas da Área de Proteção do Igarapé Gelado, plantio de mudas, palestras, mini-maratona, campanha de combate a incêndio, diálogos ambientais, concurso de redação e apresentações teatrais.

Além disso, em Tucumã, foi realizado o I Festival de Esporte e Meio Ambiente na sede da Estação Conhecimento de Tucumã, que contou com oficinas de esporte com a participação dos 740 alunos atendidos pelo programa esportivo "Brasil Vale Ouro", vinculado à Estação, além do plantio de mudas.

Minas Gerais

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Vale doou 5 mil mudas de árvores em 18 municípios do Estado de Minas Gerais onde mantém operações. Cada cidade recebeu espécies adequadas a região, cultivadas no Centro de Biodiversidade do Quadrilátero Ferrífero, área de desenvolvimento de pesquisas e iniciativas ambientais da empresa, localizada em Sabará. Juntamente com a doação de mudas, foram feitas esquetes teatrais sobre preservação ambiental.

Além disso, foram realizadas três oficinas: confecção de brinquedos e bijuterias com cascas e sementes de árvores; confecção de arranjos de decoração feitos com a utilização de mudas, frutos e sementes; e demonstração de técnicas de plantio de mudas. Também foram expostas mudas de Braúna, ameaçada de extinção, de Pau Brasil, espécie rara, e de sementes típicas do Quadrilátero Ferrífero.

Início | Notícias | Mineradoras | Fornecedores | Bolsa de Empregos | Equipamentos | EduMine
Sobre | Fale conosco | Anuncie | Assine